Odontopediatria
Dedicada à manutenção da saúde oral de crianças e adolescentes.
Slider

Odontopediatria.

Dedicada à manutenção da saúde oral de crianças e adolescentes.

A Odontopediatria é a especialidade da Medicina Dentária dedicada, exclusivamente, à manutenção da saúde oral em crianças, adolescentes e em pacientes com necessidades especiais.

Esta especialidade alia à componente curativa uma forte componente preventiva, uma vez que o acompanhamento do desenvolvimento dos chamados “dentes de leite” é fundamental, não só para assegurar corretas funções fonéticas e de mastigação, mas também e sobretudo para diagnosticar e prevenir precocemente potenciais problemas, para então garantir uma dentição definitiva saudável.

Apesar de alguns tratamentos serem semelhantes aos dos adultos, a Odontopediatria oferece tratamentos exclusivos tendo em conta as especificidades das faixas etárias em questão: menores dimensões corporais e orais, osso do crânio e do maxilar em crescimento, processo eruptivo dinâmico da dentição e presença de dentes de leite, entre outras.

Os problemas dentários podem surgir bastante cedo, pelo que se recomenda que a primeira consulta se realize a partir do momento em que nasçam os primeiros dentes, normalmente entre os 6 meses e 1 ano de idade.

Sabemos que o medo e a ansiedade estão geralmente associados à ida ao dentista. No entanto, o Odontopediatra tem formação específica para lidar com os receios da criança, transforma a consulta numa experiência positiva e até mesmo divertida, sendo que cada consulta dura em média 15 a 30 minutos. Contudo, se a modulação comportamental não for suficiente para tranquilizar a criança, o médico pode recorrer à sedação consciente. O método mais frequente é a sedação por inalação de protóxido de azoto. Uma técnica fácil e segura, que acalma a criança e que permite que a mesma permaneça consciente.

Acompanhamento ortodontico preventivo

O mau posicionamento dentário e a má oclusão são problemas que afetam muitas crianças e que determinam a necessidade do uso de aparelhos ortodônticos. Neste sentido, o acompanhamento regular é fundamental para atuar precocemente e prevenir ou tratar o problema desde o início. Nos casos em que o Odontopediatra diagnostica a necessidade do uso de aparelho corretivo, a criança será seguida por um especialista.

Aplicação tópica de selantes

A aplicação de selante é realizada para prevenir o aparecimento das cáries. O selante é um verniz que, ao ser aplicado sobre os dentes saudáveis, protege a superfície mastigatória, evitando o aparecimento de cáries. Tendo em conta que é rápido e totalmente indolor, é possível selar a maior parte dos dentes de uma criança em apenas uma consulta.

Tratamento de cáries

A frequente ingestão de açúcares e uma má escovagem resulta no aparecimento de cáries. Se não forem tratadas, as cáries podem condicionar a perda precoce dos dentes de leite, muitas vezes com consequências ao nível do posicionamento e alinhamento da dentição definitiva. Durante a consulta, para além do tratamento, a criança e os pais são aconselhados sobre hábitos saudáveis de alimentação e higiene oral.

Orientação acerca de saúde oral

De forma pedagógica, durante a consulta as crianças e pais recebem orientação sobre saúde oral, onde incluem-se conselhos sobre as vantagens de uma alimentação pobre em açúcares, bem como indicações sobre os procedimentos para uma correta higiene oral. Para além de evitar o aparecimento de cáries e de placa bacteriana, uma correta escovagem evita também o aparecimento de problemas nas gengivas.

Aplicação tópica de flúor

O flúor é um componente fundamental na prevenção das cáries dentárias, assim recomenda-se a toma entre os 6 meses e os 16 anos. Na visita ao Odontopediatra, definem-se as doses de flúor e respetivos modos de administração (comprimidos, gel, gotas, elixires), consoante as necessidades específicas das diferentes faixas etárias.

Controlo da placa bacteriana

A placa bacteriana resulta da acumulação de bactérias na cavidade oral. É necessário ser realizado um controlo para a manutenção da saúde oral, sobretudo no que diz respeito à prevenção de cáries. Para além de fornecer indicações sobre os procedimentos de higiene oral para a prevenção e eliminação da placa bacteriana, em casos específicos, o Odontopediatra pode também eliminá-la através de meios mecânicos.

Entre em contacto connosco

Precisa de ajuda? Fale connosco