ortodontia

ORTODONTIA

A Ortodontia é a especialidade que possibilita o posicionamento correto dos dentes nas arcadas dentárias com o objetivo de permitir uma adequada função dos maxilares e aquisição de uma estética harmoniosa.

Dentes alinhados e nivelados suportados por gengivas saudáveis, têm uma grande influência na imagem de uma pessoa e consequentemente na sua auto-estima.

O tratamento ortodôntico pode ser efetuado em crianças e adultos, no entanto é necessário ser claramente informado pelo seu ortodontista sobre o que é possível corrigir e como corrigir.

Sistema Damon Invisalign

estetica-dentaria

ESTÉTICA DENTÁRIA

A Dentisteria Restauradora e Estética é a especialidade da Medicina Dentária responsável pela restauração de dentes que apresentem lesões de cárie, alterações de forma ou coloração e resolução de fraturas restituindo deste modo a aparência original dos dentes.

Para além de contribuir para uma melhoria das funções orais, através das mais diversas técnicas, desenvolvendo ao paciente um sorriso saudável e bonito, contribuindo para um incremento da estética, autoconfiança e envolvimento social.

saber mais

implantes

IMPLANTES

A maioria dos procedimentos cirúrgicos de implantes é realizada no consultório do médico dentário. Anestesia local é geralmente adequada para esse tipo de procedimento, mas existem outras formas de anestesia (como o óxido nitroso ou anestesia oral ou intravenosa). Procedimentos cirúrgicos complementares, como aumento ósseo, podem ser realizados separadamente ou durante a cirurgia dos implantes. Cada procedimento cirúrgico é diferente dependendo tanto da situação clínica como da preferência do paciente e do médico dentista.

saber mais

odontopediatria

ODONTOPEDIATRIA

A Odontopediatria é a especialidade da Medicina Dentária exclusivamente dedicada à manutenção da saúde oral de crianças, adolescentes e pacientes com necessidades especiais.

Esta especialidade alia à componente curativa uma forte componente preventiva, uma vez que o acompanhamento do desenvolvimento dos chamados “dentes de leite” é fundamental não só para assegurar corretas funções fonéticas e de mastigação, mas também e sobretudo, para diagnosticar e prevenir precocemente potenciais problemas, garantindo uma dentição definitiva saudável.

saber mais

cirugia-oral

CIRURGIA ORAL

Atualmente, na pratica clinica diária, a cirurgia mais realizada é a extração dos dentes do siso.

Muitas vezes, a falta de espaço e o mau posicionamento do 3º molar (siso) pode acarretar problemas ao paciente, sendo indicada a sua remoção. Os “dentes do siso”, normalmente entram em erupção entre os 17 e 25 anos de idade, ou seja, são os últimos dentes aparecerem na cavidade oral.

Um 3º molar em erupção pode provocar gengivites (inflamação da gengiva), abscessos, irritação local, dor, edema e até mesmo o aparecimento da cárie dentária, já que a higienização se torna difícil na região.

saber mais

estetica-dentari

PERIODONTOLOGIA

É a área da medicina dentária que estuda e trata as doenças dos tecidos que envolvem e suportam os dentes, a que se chama periodonto. O periodonto por sua vez é constituido pela gengiva, osso alveolar, ligamento periodontal e cemento e a sua função é a inserção do dente no tecido ósseo dos maxilares e conservar a superfície da mucosa mastigatória da cavidade oral.

saber mais

endodontia

ENDODONTIA

O dente, como qualquer outro tecido vivo, precisa de nutrição. Sendo esta nutrição fornecida pela polpa do dente, popularmente conhecida como “nervo”.
A polpa é um órgão composto por vasos sanguíneos, tecido conjuntivo e tecido nervoso. Quando agredida por cárie, doença periodontal, restaurações extensas ou trauma, a polpa responde com inflamação, que ao contrário de outras partes do corpo, é irreversível e precisa ser removida.

saber mais

proteses

PRÓTESES

As próteses fixas restabelecem a estética e a função, em casos de ausência de dentes.
A prótese removível pode ser utilizada em casos em que o paciente tenha falta de um, vários ou mesmo todos os dentes, podendo ser removida.

saber mais