img01Gengiva saudável:

é firme e não sangra. Ela acomoda-se ou insere-se perfeitamente ao redor dos dentes.

img02Gengivite:

a gengiva levemente inflamada, pode parecer avermelhada ou inchada e pode sangrar durante a escovagem.

img03Periodontite:

a gengiva começa-se a soltar e a se retrair dos dentes. Com isso, a placa bacteriana move-se em direção às raízes, às fibras de sustentação e ao osso.

img04Periodontite avançada:

as fibras de sustentação e o osso estão destruídos. Os dentes tornam-se móveis e abalados e podem ter que ser removidos.

periodontologia

É a área da medicina dentária que estuda e trata as doenças dos tecidos que envolvem e suportam os dentes, a que se chama periodonto. O periodonto por sua vez é constituido pela gengiva, osso alveolar, ligamento periodontal e cemento e a sua função é a inserção do dente no tecido ósseo dos maxilares e conservar a superfície da mucosa mastigatória da cavidade oral.

As principais patologias periodontais são a gengivite (afeta apenas a gengiva) e a periodontite (afeta a gengiva, o osso e o ligamento periodontal), sendo o primeiro passo para o tratamento a educação para um bom controlo da placa bacteriana, pois a acumulação da mesma constitui um dos principais fatores de risco no desenvolvimento destas doenças. O tratamento pode passar por destartarização, alisamento radicular ou cirurgia.

A imagem mostra como se apresentam dentes/gengivas infetados e dentes/gengivas saudáveis.