A Odontopediatria é a especialidade da Medicina Dentária dedicada, exclusivamente, à manutenção da saúde oral em crianças, adolescentes e em pacientes com necessidades especiais.
Esta especialidade alia à componente curativa uma forte componente preventiva, uma vez que o acompanhamento do desenvolvimento dos chamados “dentes de leite” é fundamental, não só para assegurar corretas funções fonéticas e de mastigação, mas também e sobretudo para diagnosticar e prevenir precocemente potenciais problemas, para então garantir uma dentição definitiva saudável.
Apesar de alguns tratamentos serem semelhantes aos dos adultos, a odontopediatria oferece tratamentos exclusivos tendo em conta as especificidades das faixas etárias em questão: menores dimensões corporais e orais, osso do crânio e do maxilar em crescimento, processo eruptivo dinâmico da dentição e presença de dentes de leite, entre outras.
Os problemas dentários podem surgir bastante cedo, pelo que se recomenda que a primeira consulta se realize a partir do momento em que nasçam os primeiros dentes, normalmente entre os 6 meses e 1 ano de idade.
Sabemos que o medo e a ansiedade estão geralmente associados à ida ao dentista. No entanto, o odontopediatra ou dentista de crianças tem formação específica para lidar com os receios da criança, transforma a consulta numa experiência positiva e até mesmo divertida, sendo que cada consulta dura em média 15 a 30 minutos. Contudo, se a modulação comportamental não for suficiente para tranquilizar a criança, o médico pode recorrer à sedação consciente. O método mais frequente é a sedação por inalação de protóxido de azoto. Uma técnica fácil e segura, que acalma a criança e que permite que a mesma permaneça consciente.